quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fasceíte plantar


Saiba mais sobre Fasceíte plantar

            É uma inflamação na planta do pé, num tecido chamado fáscia plantar. A fáscia plantar é um tecido fibroso que une o calcâneo aos ossos da região anterior do pé e que lesa se é submetido ao aumento de tensão imposta sobre ela. Pode evoluir para osteófito (esporão) na planta do pé.

            O aumento da tensão pode ocorrer em pés que apresentam alterações posturais (pés planos, cavos, pronados, supinados), diminuição da mobilidade articular no pé e/ou tornozelo, fraqueza ou encurtamento muscular e que pode apresentar-se após aumento da sobrecarga (corrida, alteração do centro de gravidade do corpo, aumento de peso corporal).

            Vale lembrar que a sobrecarga, na maioria dos casos, não é a causa da fasceíte plantar, mas um fator que exacerba outra alteração pré-existente.

            O quadro clínico do paciente inclui: dor na planta do pé que exacerba ao acordar e realizar atividades de impacto.

            O diagnóstico pode ser auxiliado por exames de imagem, como a radiografia (para visualizar o esporão – se houver), ultra-som (para visualizar se há lesão ou inflamação) ou ressonância nuclear magnética.

            O tratamento passa por uma avaliação do médico ortopedista e do fisioterapeuta e deve ser realizado após discriminada a causa do problema.  

            Pode haver necessidade do uso de medicamento (que deve ser utilizado após indicação médica) e diminuição da sobrecarga durante a fase inflamatória e correção do fator causal com as diversas técnicas de fisioterapia, onde se destacam as palmilhas posturais, bandagens funcionais, técnicas de mobilização/manipulação (como a Osteopatia), alongamento, fortalecimento, além de eletroterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário